sábado, 30 de agosto de 2008

Projetos de Aprendizagem


Pesquisando sobre a Lua, encontrei algumas informações bem interessantes:

A ciência garante que a Lua não passa de uma esfera poeirenta e esburacada. Apesar de tudo, ela continua sendo vista como uma entidade mágica, que tem poderes sobre os destinos da humanidade. Por quê? É difícil dizer. Parte da resposta pode estar na História. Misteriosa como a loucura, trazia fartura ou miséria. "A Lua acompanha a imaginação do homem desde as primeiras civilizações", diz Niomar de Souza Pereira, diretora do Museu de Folclore de São Paulo. "Por não entender os fenômenos naturais, o homem buscava explicações nos astros, principalmente na Lua e no Sol. Daí surgiram os primeiros deuses e mitos."A lista é longa. A começar pelos gregos que, não contentes com uma única deusa lunar, criaram três: Ártemis, para o Quarto Crescente, Selene, para a Lua Cheia, e Hécate, para as luas Nova e Minguante. Os romanos foram mais modestos: chamavam a Lua de Diana, protetora da caça e da noite.Entre os povos da Mesopotâmia, ela era a deusa Sin, que mais tarde foi substituída por Ishtar, na Babilônia.Para os chineses, era Kwan-Yin e, para os índios brasileiros, Cairê ou Jaci.Para os antigos, o próprio astro parecia nascer, crescer, atingir a plenitude e desaparecer, como a barriga de uma gestante. Por isso, ela foi associada à fertilidade da terra, dos animais e das mulheres. Era a senhora absoluta dos ritmos de vida e morte.Essa marca aparece na cultura de muitos povos, mesmo naquelas em que a Lua não adquiriu uma personalidade divina. No Corão dos árabes, ela é Qatar, símbolo do poder transformador de Alá. Entre os judeus, seu aspecto mutante transformou-a na representação do judeu nômade. Na Idade Média, os alquimistas a usavam para simbolizar o mercúrio, elemento fundamental do corpo humano. Até a Igreja Católica mantinha então um pé nos cultos lunares: aconselhava os fiéis a esperar a benéfica Lua Crescente para se casar ou mudar de casa. Além do misticismo, o homem tirou da Lua também instrumentos para o lado prático da vida: devido a seu rápido e pontual ciclo de 28 dias, a Lua foi a primeira referência para a medição do tempo. Até hoje, as agendas trazem a marca dos primitivos calendários lunares: o "sábado" e o "sabá" dos judeus tiveram origem nos cultos lunares. Essa herança lunar é universal - está presente em todas as culturas, com diferentes interpretações. Na astrologia, tudo o que tem forma e é mutável é regido pela Lua. Segundo Oscar Quiroga , "a Lua é apenas a maior analogia que o homem encontrou no Cosmo para as mudanças vividas na Terra." Assim, o fascínio da Lua resiste, ao longo dos séculos. Ainda hoje, dizem que ela influi na germinação e no desenvolvimento dos vegetais, no crescimento do cabelo, no humor das pessoas, na gestação e no parto, entre outras coisas. A ciência não consegue eliminar de vez esse encanto lunar."

Adaptação do texto: "Sob o domínio da Lua" - Planeta Terra: Lua

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

No mundo da Lua...


Na aula presencial do dia 21 de agosto de 2008, abordamos sobre Projeto de Aprendizagem e desta forma, elaboramos algumas perguntas sobre Ciências Naturais. Muitas perguntas, muitas análises, muitos questionamentos. Acabamos dividindo as perguntas em blocos e em grupos. Meu grupo ficou com o tema sobre a Lua e de que forma suas fases influenciam na vida das pessoas: colheita, plantio, crescimento de cabelo, unhas, etc e tal.

Neste intuito, conversei informalmente com meu amigo Lucas, estudante de Química da Ufrgs - Porto Alegre com a professora Cinhtia, de Ciências da rede particular de Sapiranga, minha grande amiga e conselheira e veja só: deram nós na minha cabeça, esclarecendo que muito do que é falado sobre a Lua pode ser considerado "crendice", porque muitos das informações não são comprovadas pela Ciência. E o interessante que isto desencadeia muitos estudos, porque as tranformações na natureza, tem relação com os movimentos do nosso Planeta, umidade, pressão atmosférica, temperatura,...Agora fica a pergunta: Como desenvolver estes estudos em sala de aula? Mãos à obra e cabeça funcionando!

sábado, 23 de agosto de 2008

"SER ADULTO"


Pesquisando dados sobre o "ser adulto" encontrei um site interessante, que comenta sobre as contribuições de Jean Piaget a respeito do comportamento humano:
http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/35.pdf

Vale a pena conferir:

"Ao estudarmos as etapas na teoria piagetiana - do lactente até o adolescente - entendemos, em linhas gerais, que as características de cada uma delas não diferem das características que constituem os seres humanos, homens e mulheres dos nossos dias na sociedade ocidental, em situação de virada de vida, independentemente da idade cronológica que estes possuem. Ou seja, as operações cognitivas, os desejos, as afeições apontadas por Piaget, do recém-nascido ao adolescente, fazem parte do funcionamento mental dos “adultos”. Sendo assim, ousamos dizer que a chamada idade adulta, longe de ser um período de gozo da aprendizagem, de equilíbrio e de estabilidade emocional, é composta por inúmeras situações que levam uma pessoa a agir, a pensar, a decidir de diferentes modos que podem ser extremamente parecidos com o modo de um bebê chorar pela mãe ausente, de uma criança de 6 anos que pensa que a Lua a acompanha, ou ainda, com a maneira destemida de um adolescente enfrentar a autoridade. Ou seja, afirmamos que não é o número de anos de uma pessoa que define como ela pensa ou age; é a situação posta pela vida, é a experiência que está sendo vivida, é o modo de conceber a realidade que definirão o modo de ser e fazer de um sujeito."


domingo, 10 de agosto de 2008

Planejamento do Tempo


Ao fazer o planejamento de tempo para este semestre, procurei colocar itens importantes para mim, em minha diária: profissional e pessoal. Confesso que entrei em conflito, porque percebi que o tempo escorre pelas mãos e que muito tenho a me organizar, em função das "diferentes" atividades assumidas. Senti um certo calafrio percorrer meu corpo em forma de ansiedade: mais um semestre tumultuado! O tempo para o lazer se torna menor, embora seja de importância imensa para a minha qualidade de vida mental e espiritual. Durante o semestre passado, observei que muitas vezes as atividades desenvolvidas e postadas para o Pead, foram realizadas no período que seriam do lazer. Parece que a vida se torna mais corrida a cada instante. O que faz com que eu REALMENTE tenha que planejar meu tempo.
Este semestre várias atividades tomarão meu tempo:
1. CONJES 2008 - Confraternização de Jovens Espíritas da 2ª Região: Meu centro espírita sediará o evento nos dias 20 e 21 de setembro. Eu sou coordenadora de grupos de jovens. Portanto, além do preparo do planejamento doutrinário, temos os preparativos para a organização da infra-estrutura. Muitos encontros e reuniões extras.
2. Eleições 2008: dois meses de intensas atividades que ocupam também meu tempo, dentro das minhas atividades políticas.
3. SMED: muitas atividades, como a Semana da Pátria, Desfile Cívico, Jogos Escolares, Festival de Bandas Marciais e Natal, entre outras.
Portanto, em virtude destas situações, unindo com as pessoais e familiares, se faz necessário sim o planejamento do tempo, mais do que nunca!

Como aluna do Pead, coloquei metas neste semestre: uma delas é manter um contato maior com os tutores para receber o auxílio necessário e me sentir mais segura e mais calma, tentando executar todas as tarefas com pontualidade.

Que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?

As aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop foram as seguintes:
1. Habilidades de síntese, reflexão, atenção e avaliação do semestre e dos conteúdos aprendidos;
2. Uso adequado das tecnologias para preparar o material visual com qualidade e conteúdo: manseio do power point, pesquisa de imagens no google (inclusive do google mapas), arquivos salvos em pen drive, preocupação com as configurações e alterações para o linux, entre outros;
3. Pesquisas nos blogs, pbwiki pessoal, postagens no rooda e na síntese-reflexão do semestre;
4. Estímulo ao desenvolvimento das habilidades artísticas: criatividade, estética e plasticidade dos slides.

Que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?

As aprendizagens que se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão foram as seguintes:
1. As habilidades de síntese, de conclusão, de memória e de organização foram fundamentais nesta ta refa. Foram aprendizagens fundamentais em todo o processo de ensino à distância e auxiliaram na tarefa final do primeiro semestre;
2. As questões sociais da comunidade escolar relacionadas com as demais disciplinas e conteúdos desenvolvidos em sala de aula, valorizando a história individual e coletiva de cada indivíduo no processo de educação;
3. Minha evolução e amadurecimento na aprendizagem pessoal e profissional, disciplinando posturas, encarando horas de leitura, refletindo sobre elas e acima de tudo, aplicando no dia-a-dia;
4. Leitura mais profunda e consciente do "mundo" em que vivemos;
5. Avaliação das perguntas e respostas dadas nas atividades propostas, em especial da "síntese-reflexão". A cada postagem comentários foram postados e alterações foram realizadas, demonstrando a importância da troca de experiências, mas acima de tudo, de um olhar mais atento para o que se lê, para o que se escreve, para sua avaliação.

VOLTA ÀS AULAS


Mais um semestre à vista! Muita pesquisa, trabalho e estudo!

Sucessos a todos nós, FAMÍLIA PEAD!

Abraços!